Status: EM IMPLEMENTAÇÃO

Este Projeto visa, através da metodologia proposta no movimento “Cidades em Transição”, promover a sustentabilidade urbana. Sua base consiste em construir resiliência para que comunidades de todo o mundo possam enfrentar criativamente seus desafios, gerando cidades com menos dependência do petróleo, mais integradas à natureza e mais resistentes a crises externas, tanto econômicas como ecológicas.

Hoje o movimento se faz presente em 14 países do mundo e seu treinamento é considerado uma contribuição à Década da Educação pelo Desenvolvimento Sustentável (2005-2014) pela UNESCO. Já são mais de 320 iniciativas oficiais de transição e 8000 em processo de formação.

No Brasil, o movimento vem se fortalecendo rapidamente. Em Minas Gerais, Andrelândia foi a primeira cidade a sediar uma palestra voltada para este tema por iniciativa da Fundação Guairá. Nesta ocasião, May East – treinadora internacional do movimento – reconheceu Andrelândia como um município ativo no processo de transição pela sustentabilidade devido ao trabalho que a Fundação já realiza.