Ave-Guairá

a avifauna como via de reconexão com a natureza

O Ave-Guairá é um projeto da Fundação Guairá que tem como objetivo sensibilizar as pessoas para a importância de reconectar suas relações com o meio ambiente. Para atingir esse objetivo, encontramos nas aves que habitam a região de Andrelândia (MG) o principal instrumento para despertar o encantamento, o interesse e o cuidado com a natureza.

O Brasil possui a terceira avifauna mais diversa do mundo, com mais de 1.900 espécies de aves. Situada em uma área de transição entre a Mata Atlântica e o Cerrado, a região de Andrelândia possui uma posição estratégica, que favorece o avistamento de inúmeras dessa espécies.

A partir do propósito de proteger a biodiversidade desses biomas, nasceu o projeto Ave-Guairá, que torna a observação de aves mais do que uma atividade de lazer, mas uma oportunidade para promover a educação ambiental e a conservação da fauna e da flora local.

mais de 200 espécies registradas

Desde 2017, quando foi feito o primeiro levantamento faunístico da região em que estão localizadas a Pousada dos Querubins e a Fazenda Vista Alegre, o número de espécies de aves registradas subiu de 36 para 205. Entre as espécies encontradas, quatro delas merecem um destaque especial, por estarem vulneráveis à extinção:  o Andarilho (G. poeviloptera), o Papa-moscas-do-campo (C. caudacuta) e a Corruíra-do-campo (C. platensis).

Esse cenário coloca a região de Andrelândia e as ações do Ave-Guairá em uma posição propícia no que tange as iniciativas e as perspectivas do projeto, que são pautadas nos cinco pilares listados abaixo:

Conservação

Educação

Comunidade

CONSERVAÇÃO

O Projeto Ave-Guairá é desenvolvido no município de Andrelândia, no sul de Minas Gerais. Nessa região a fitofisionomia é caracterizada pela existência de campos nativos que são o lar de algumas espécies de aves ameaçadas, como o Tico-tico-de-máscara-negra que, nas áreas do projeto, encontra repouso e segurança.

TURISMO DE OBSERVAÇÃO DE AVES

Apoiamos ações de turismo responsável, como o turismo de observação de aves, prática que vem crescendo no Brasil. Acreditamos que as aves sejam ótimas bandeiras para sensibilizarmos as pessoas de que somos todos natureza.

EDUCAÇÃO AMBIENTAL

Trabalhamos juntos ao Colégio Guairá, também mantido pela Fundação Guairá, em ações de sensibilização e educação ambiental. A imersão dos jovens no meio natural pode ser transformadora em seus processos de formação social e educacional. Acreditamos na educação integral e a natureza é uma sala de aula completa.

Baixe os materiais do projeto

Mapa da região

Relatório 2019

Lista de aves

APOIE ESTE PROJETO

Se você deseja colaborar para um mundo mais justo e se identifica com os nossos ideais,
contribua com as iniciativas de educação, cultura e sustentabilidade da Fundação Guairá.

Outros Projetos

Colégio Guairá

Desde 2009, o Colégio Guairá oferece para crianças e jovens de Andrelândia e região uma educação transformadora, pautada na inclusão social.

Casarão

A sede da Fundação Guairá abriga um centro cultural com diversos projetos de pintura, literatura, música, teatro, dança, culinária e artesanato.

Polo Guairá

Participe da construção de comunidade totalmente autossustentável, onde se possa viver e trabalhar em harmonia com a natureza.