Casarão

resgate das raízes culturais

A sede administrativa da Fundação Guairá funciona no sobrado Barão do Cabo Verde, construção que data de 1835, tombada pelo Patrimônio Histórico Municipal, localizada na área central da cidade de Andrelândia (MG).

O local, que passou a ser conhecido como Casarão, funciona como um centro cultural de referência na região, promovendo o resgate e a manutenção das tradições locais e dos diversos saberes da comunidade, através de projetos culturais de pintura, literatura, música, teatro, dança, culinária e artesanato. O Casarão funciona como um ponto de encontro da população de Andrelândia e ali são realizadas palestras, cursos, atividades culturais, artísticas e de lazer, destinadas a públicos de todas as idades.

CORAL GUAIRÁ

Fundado em 2007 pela Fundação Guairá com o apoio da professora de Artes e musicista andrelandense Carmem Lídia e a supervisão do maestro juiz-forano Ciro Tabet, o Coral Guairá foi um projeto pioneiro na região.

Em 2008, o músico Douglas Toledo assume o coral. Sob sua direção, o grupo se apresentou diversas vezes em Andrelândia, em São Vicente de Minas e em Madre de Deus de Minas, na Igreja Matriz, em um Concerto Natalino juntamente com a Corporação Musical Santa Cecília.

No ano de 2010, o músico andrelandense Chico Almeida, graduado em música pela Universidade Federal de Ouro Preto, assume a coordenação e regência do coral e, desde então, o grupo vem realizando um trabalho técnico apurado, com foco no repertório da música popular brasileira, contendo também arranjos de músicas folclóricas e de canções de música caipira.

Além das várias apresentações na região de Andrelândia, o grupo se apresentou também em diversas edições do Canta Brasil Corais, sediado na cidade de Caxambu (MG), no Festival Canta Del Rei, sediado na cidade histórica de São João Del Rei e Tiradentes e no Festcoros, Festival Internacional de Coros de Juiz de Fora (MG).

APOIE ESTE PROJETO

Se você deseja colaborar para um mundo mais justo e se identifica com os nossos ideais,
contribua com as iniciativas de educação, cultura e sustentabilidade da Fundação Guairá.

Outros Projetos

Ave-Guairá

Com mais de 200 espécies listadas, o  Ave-Guairá é uma iniciativa que articula conservação, pesquisa, educação ambiental e turismo.

Colégio Guairá

Desde 2009, o Colégio Guairá oferece para crianças e jovens de Andrelândia e região uma educação transformadora, pautada na inclusão social.

Polo Guairá

Participe da construção de comunidade totalmente autossustentável, onde se possa viver e trabalhar em harmonia com a natureza.